Em ‘Panorama visto do centro do universo’, o cosmólogo Joel Primack e a escritora e filósofa Nancy Abrams chamam a atenção para o lugar do ser humano no cosmos: estamos no meio dele, e somos feitos do material mais raro que há, poeira de estrelas.
O texto acessível e acolhedor conduz o leitor pelos confins e pela história do Universo, em três partes. A primeira descreve cosmologias antigas, como a que vigorava na Idade Média. A segunda expõe o estado atual do conhecimento sobre o universo, sempre com metáforas que tornam a teoria mais palpável. A terceira parte discute como usar esse conhecimento para reconstruir uma cosmologia que nos conecte de volta ao universo.
É com base nessa ciência e na necessidade de mitologias para nos situarmos de maneira afetiva e duradoura em nosso mundo que Primack e Abrams propõem uma cosmologia atualizada, baseada numa compreensão do universo que só os conhecimentos mais recentes permitem atingir. Isso nos ajudará a assumir a responsabilidade por este planeta, ameaçado pela própria atividade humana.
Você precisa fazer log in para comentar.